JEPS Fase Regional - Grito de ?É Campeão!? com gostinho de bis em duas finais do futsal em Sulina

24 de maio de 2018

Sulina está em festa! Desde a última sexta-feira, o pequeno município na região oeste do Paraná, pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Pato Branco, é sede dos 65º Jogos Escolares do Paraná, conjuntamente com o município de Saudade do Iguaçu. Nos últimos seis dias, o esporte é o principal assunto nas duas cidade, que respiram basquete, futsal, handebol, vôlei, atletismo, tênis de mesa e xadrez. Na noite de quarta-feira, dia 23, torcedores foram à loucura e fizeram festa com os dois títulos das equipes da casa conquistados no futsal FB e ACD – para atletas com necessidades especiais. Foi uma grande festa, com direito à invasão de quadra e carreata pelas principais ruas da cidade, que literalmente parou para consagrar e parabenizar seus atletas locais.

Os primeiros a entrar em quadra foram os jogadores da equipe ACD, que realizaram uma excelente campanha e não perderam nenhuma partida no futsal. Aliás, nos últimos anos, a APAE de Sulina tem conquistado diversos títulos nesta modalidade esportiva em vários campeonatos na região, Estado e País, com alguns atletas, inclusive, despontando nos cenários estadual e nacional.

A partida da final foi disputada entre as Escolas Municipais de Educação Especial Walmir Kunz, de Sulina e União, de Mariópolis. Logo no início da partida os visitantes abriram o placar, mas os torcedores, que lotaram o Ginásio Municipal de Esportes de Sulina, incentivaram a equipe, que logo empatou. Pouco depois, numa jogada perigosa, o árbitro da partida marcou pênalti em favor de Sulina, que virou o placar. Em seguida veio o terceiro gol e assim foi até o sétimo gol, que encerrou a partida. Resultado: Sulina 7 X 1 Mariópolis.

Mais uma vez, os atletas especiais demonstraram espírito de equipe e respeito ao adversário, cumprimentando-se mutuamente. Algumas cenas inusitadas que não se veem em outras partidas também são comuns, como o caso de uma marcação saída de bola em favor do adversário, ser convertida em falta pelo fato de o atleta envolvido na jogada assumir que tocou a mão na bola por último. Coisas que em outras partidas, não se veem com muita frequência.

A torcida, em polvorosa e emocionada com mais um título, logo em seguida viu uma bela vitória das meninas do futsal FB vencer a equipe da Escola Estadual Coronel Valêncio Dias e conquistar o título de campeã da fase regional do 65º JEPS. Foi um jogo emocionante que, apesar do resultado de 5 X 1, fez com que as anfitriãs se empenhassem e demonstrassem união, talento e corporativismo dentro da quadra, pois o tempo todo eram ameaçadas pelo ataque das adversárias e, aproveitando o contra-ataque, abriram espaço, ampliaram o placar e sagraram-se campeãs, com o apoio total e irrestrito da torcida.

Nesta quinta-feira encerram-se as competições dos Jogos Escolares do Paraná em Sulina e Saudade do Iguaçu, com partidas de futsal e vôlei pela manhã e à tarde. No futsal, a partir das 8hs30, Palmas e Itapejara d’Oeste decidem o terceiro lugar no masculino B. Depois, são João e Palmas vão disputar a medalha de bronze pelo feminino A, assim como o masculino A também decide, na partida entre Coronel Domingos Soares e Clevelândia. As partidas serão disputadas no Ginásio do Colégio Estadual Nestor de Castro, em Sulina.

Já as decisões do primeiro lugar serão disputadas no Ginásio Municipal de Esportes de Sulina, também pela manhã. Às 8hs30, pelo masculino B, o CE Arnaldo Busato, de Coronel Vivida, decide a final contra a CE Presidente Arthur Silva, de Mariópolis. Na sequência, às 9hs30 será a vez do CE Castelo Branco, de Itapejara d’Oeste decidir o título contra CE José Armim Matte, de Chopinzinho, pelo feminino A. Finalizando a participação do futsal nos JEPS, o Colégio Estadual Carlos Gomes, de Pato Branco enfrenta a equipe do CE Arnaldo Busato, de Coronel Vivida. Apenas o primeiro colocado se classifica para a fase macrorregional dos JEPS, prevista para ser disputada em Laranjeira do Sul, entre os dias 12 e 18 de junho.

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Turismo e Secretaria de Educação, com apoio dos municípios de Sulina e Saudade do Iguaçu. Acompanhe a fanpage dos JEPS: www.facebook.com/jogosescolaresdoparana.

Valdir Amaral

Comunicação/JEPS