Reunião com Apresentação dos Resultados do Programa Leite Sudoeste em Sulina

10 de outubro de 2018

Na última quinta-feira, 04 de outubro de 2018, foi realizada reunião com as famílias dos sete agricultores acompanhados pelo programa e entidades envolvidas, para apresentação dos resultados do Programa Leite Sudoeste em Sulina. O Programa Leite Sudoeste vem sendo desenvolvido desde 2013 e é uma parceria entre Emater, SEAB, AMSOP e Município de Sulina – Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com a colaboração do IAPAR. Ocorre também nos demais municípios do Sudoeste do Paraná.

Os princípios do programa são: pastagem perene de qualidade, em quantidade suficiente para o rebanho e manejada corretamente; acesso à sombra e água abundante aos animais e controle financeiro, com anotações de receitas, despesas, produção, entre outros.

Em Sulina são acompanhadas sete propriedades que são Unidades de Referência do Programa Leite Sudoeste, todas de Agricultura Familiar e com área inferior a 20 ha, que são das famílias dos agricultores: Claudio Rech, Elisandro Fulber, Fernando Heck, Gilberto Spaniol, Sinivaldo de Abreu, Tarso Bichel e Valdir Fernandes.

Os resultados alcançados são bastante satisfatórios, com aumento das áreas de pastagens perenes, aumento da produção e produtividade leiteira, diminuição do custo de produção, diminuição do uso de silagem, redução da mão-de-obra pela facilidade de manejo, entre outros.

Foram cinco anos de dedicação intensa das famílias para chegarem aos resultados apresentados.

A média de produtividade obtida no último ano agrícola (julho/2017 a junho/2018) entre os agricultores acompanhados foi de 15,67 litros/matriz/dia. O preço médio de venda do leite foi de R$1,08. O custo de produção foi de R$ 0,53/litro, ou seja, 49% de custo de produção e 51% de lucro.

A média de produção de leite entre o grupo foi de 11.859 litros por hectare por ano. Em uma das propriedades acompanhadas foram produzidos 20.967 litros de leite por hectare no último ano agrícola, o que é um valor considerável, sendo destaque a nível de Sudoeste do Paraná.

O mais interessante é a irradiação desse sistema de produção de leite à pasto com baixo custo. A partir das Unidades de Referência, atualmente mais de quarenta propriedades já vem adotando o sistema em Sulina.