1ª Oktoberfest Sulina

15 de outubro de 2018

Chope, música, comida e muita festa. Em outubro a Alemanha e cidades de colonização alemã fazem uma grande celebração. Mas o quê exatamente eles comemoram? Qual é a origem da Oktoberfest, a mais conhecida comemoração popular alemã? Por que ela é a "festa de outubro"?

Segundo as organizações das oktoberfests de Blumenau (SC) e Santa Cruz do Sul (RS), a festa começou há cerca de 200 anos, em 1810, em Munique, na Baviera, quando uma corrida de cavalos comemorou o casamento do então príncipe e mais tarde rei Ludwig (ou Luís) I, da Baviera, com a princesa Therese (ou Tereza), da Saxônia.

 

O sucesso da festa foi grande, o que levou a novas edições todos os anos, sempre em outubro. Em 1840, a Oktoberfest de Munique ganhou novas dimensões com a chegada do trem à região.

 

Curiosamente, a cerveja era proibida nas primeiras edições. A bebida só foi aparecer em 1918, mais de cem anos depois, e virou marca da festa. Hoje, Munique recebe 10 milhões de pessoas que bebem 7 milhões de litros de cerveja a cada outubro.

No Brasil, hoje a comemoração é dedicada a reviver as tradições germânicas no País. Segundo a própria organização da festa, a primeira Oktoberfest tupiniquim foi em Itapiranga, interior de Santa Catarina, em 1978. Foram apenas 16 pessoas naquela festa, bem diferente dos dias de hoje, quando a cidade recebe uma média de 30 mil participantes todo ano.

 

A de Blumenau, a maior do País, teve a primeira edição em 1984, assim como a de Santa Cruz do Sul. Desde a primeira edição, 17 milhões de pessoas passaram pela cidade catarinense para apreciar a festa.

 

Visando resgatar essa tradição da cultura alemã, a Comunidade Luterana de Sulina, em parceria com a Administração Municipal, realizou no dia 11 de outubro a 1ª Oktoberfest de Sulina, contando com a presença dos munícipes e visitantes das cidades vizinhas.

Como dita a tradição, houve muito chope e dança, contando com a animação de três bandas, assim como a venda de pratos da culinária alemã.

Parabenizamos a Comissão Organizadora pela iniciativa e pelo ótimo trabalho.

 

Fonte: Assessoria

Desenvolvido por
PB Agência Web