Dia De Campo Sobre Produção De Leite A Pasto Em Sulina Aponta Bons Resultados, Com Lucratividade De 50%

09 de novembro de 2018

Na tarde de quinta-feira, 08 de novembro, foi realizado Dia de Campo sobre Produção de Leite a Pasto nas propriedades rurais das famílias de Tarso Bichel e de Gilberto Spaniol, na Linha Surubi, em Sulina. As referidas propriedades vêm sendo acompanhadas desde 2013 pelos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e da Emater a partir do programa de incentivo à produção de leite denominado Leite Sudoeste. Em Sulina, sete propriedades são consideradas Unidades de Referência, servindo de base para irradiação entre os agricultores do município de um sistema de produção de leite que vem dando certo e gerando bons resultados.

O evento contou com a participação de aproximadamente 80 agricultores das diversas comunidades do município que estão interessados nesse sistema de produção de leite, que é baseado em alguns princípios básicos, como: pastagem perene de qualidade, bem manejada, com acesso à sombra e água à vontade aos animais, e controle econômico da atividade leiteira.

De acordo com os técnicos, essas propriedades passaram por um processo de conversão, afinal tinham um sistema de produção baseado no uso de pastagens anuais e de silagem de milho e não faziam o acompanhamento econômico da atividade. Ao longo dos últimos cinco anos, foram sendo implantadas pastagens perenes de qualidade, que no caso das propriedades visitadas são Tifton 85 e Giggs. Essas pastagens são manejadas em sistema de piquetes, sendo oferecido um piquete por dia. O solo é corrigido sempre que necessário e adubado frequentemente após cada pastejo. Além disso, foram providenciados acessos a sombra e água à vontade aos animais. Os rebanhos foram adequados em relação ao número de animais por categoria e vem sendo feito o acompanhamento econômico da atividade a partir de anotações de receitas, despesas, produção de leite, entre outras informações que são simples de serem obtidas, mas muitas vezes não se tem o hábito de anotá-las. Essas informações são fundamentais, pois apontam pontos bons e pontos a serem melhorados, como por exemplo, o grande volume de leite que vinha sendo usado na criação de bezerras e o alto custo de criação de uma novilha até o parto, o que fez com que os produtores passassem a criar apenas o suficiente para renovação do próprio plantel.

Além de indicar pontos a serem corrigidos, em geral, os números obtidos são positivos. A média de produção de leite entre o grupo de sete propriedades é de 15,67 litros/matriz/dia, com custo de produção de 49% e lucro de 51%. O preço médio de comercialização do litro de leite foi de R$ 1,08, ficando bem abaixo do obtido no ano anterior, que foi de R$ 1,32.

Em uma das propriedades acompanhadas obteve-se a produtividade de 20.967 litros de leite por hectare de terra destinado a atividade leiteira, o que é muito interessante, afinal em uma pequena propriedade de 5,59 ha de área total foram produzidos 99.595 litros de leite no último ano agrícola, o que demonstra o potencial de produção de leite possível de ser alcançado em Sulina.

Fonte: Assessoria.

Desenvolvido por
PB Agência Web