Certificação Mapa do Turismo Brasileiro

13 de novembro de 2018

Nesta semana, o município de Sulina foi certificado pelo Ministério do Turismo como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro 2017-2019, através do Programa de Regionalização do Turismo.

Com este certificado, Sulina integra a lista de destinos brasileiros que trabalham o Turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de renda, valorizando o trabalho da gestão local. Além disso, o município passa a ser priorizado no repasse de investimentos federais destinados ao turismo.

Com a certificação, o município passa a ter duas vantagens: Validar a responsabilidade com o turismo no âmbito federal e local; e conseguir rapidez no acesso a recursos destinados pelo Ministério do Turismo.

Instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, o Mapa do Turismo orienta o desenvolvimento das políticas públicas pelo MTur. Com a lista, a pasta define o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada Município.

As mais de 3 mil cidades que o compõem atualmente foram indicadas por órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com o Ministério. A próxima atualização do Mapa está prevista para 2019, podendo retirar e incluir novos Municípios, a depender dos critérios estipulados por legislação vigente.

A Administração Municipal parabeniza a Secretaria de Industria, Comércio e Turismo e demais pessoas envolvidas por este resultado!