Dia de Campo Sobre Produção De Leite À Pasto

15 de fevereiro de 2019

No dia de ontem, 14 de fevereiro, foi realizado Dia de Campo sobre Produção de Leite à Pasto na propriedade da família de Ademir de Lima, na comunidade de Barra do Erva. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, juntamente com a Emater.

Mais de 60 agricultores interessados na produção de leite à pasto participaram do encontro.

A propriedade de Ademir de Lima vem sendo acompanhada há um ano e meio e está obtendo bons resultados, com aumento de mais de 80% no volume de leite comercializado e redução significativa do custo de produção. Isso foi possível devido a adequação do plantel, implantação de pastagem perene de qualidade (Tifton 85), com manejo adequado, acesso a sombra e água aos animais. Outro aspecto interessante, foi a diminuição no consumo de silagem de milho pelo rebanho. O silo de silagem permanece fechado. Um outro silo mais antigo está sendo vendido. Há quase quatro meses os animais não consomem o referido volumoso, sendo mantidos somente à pasto, o que diminui significativamente o custo de produção do leite e aumenta a estabilidade da propriedade, deixando reserva alimentar da silagem para eventuais períodos de instabilidades climáticas e os vazios forrageiros.

A propriedade está em ascensão, com previsão de atingir os objetivos programados daqui a dois anos.

A grande participação por parte dos agricultores demonstra o interesse nesse sistema de produção de leite de baixo custo e alta rentabilidade que vem sendo proposto pelos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Emater e irradiado a partir de Unidades de Referência do Programa Leite Sudoeste, que comprovam bons resultados.