Encontro Dia da Mulher

11 de março de 2018

No dia 08 de março, sexta-feira, foi realizada pela Secretaria de Promoção Social o encontro do Dia Internacional da Mulher, no Centro de Eventos, contando com a presença de mais de 600 mulheres. Foi servido um almoço para as participantes, havendo de tarde sorteio de prêmios, e uma palestra ministrada por Jovelina Chaves, com o tema Envelhecer no Lugar, falando para as mulheres presentes como devem cuidar da saúde agora para chegar a uma terceira idade saudável e ativa.

Comemorar o Dia Internacional da Mulher vai além de mandar flores. A ideia é conservar, reafirmar e promover conquistas e direitos.

Em 1857, centenas de operárias morreram queimadas por policiais em uma fábrica têxtil de Nova York (EUA). Elas reivindicavam a redução da jornada de trabalho e o direito à licença-maternidade.

Em homenagem às vítimas, no ano de 1910, foi instituída a comemoração de 8 de março, o Dia Internacional da Mulher.

 

Abaixo, alguns fatos marcantes da história da mulher:

 

NO MUNDO

- Séculos 15 a 17 – Mulheres que resistiam às imposições da igreja e praticavam rituais de cura eram consideradas bruxas e queimadas pela Inquisição.

- Século 17 – Desenvolve-se a tese de que as mulheres iriam conseguir a igualdade, se tivessem acesso à educação. A tese se mostrou falsa.

- Século 19 – Início da luta pelo direito ao voto em países como EUA.

- 8 de março de 1857 – 129 operárias de uma indústria têxtil nos EUA são assassinadas pelos patrões. Elas haviam feito greve por melhores salários, licença-maternidade e redução da jornada de trabalho, que era de 14 horas.

- 1910 – Criado o Dia Internacional da Mulher no 2º Congresso Internacional de Mulheres, em Copenhague (Dinamarca), em memória das operárias mortas durante o protesto em 1857.

- 1949 – Lançado o livro que marca o nascimento do feminismo radical contemporâneo, “O Segundo Sexo”, da francesa Simone de Beauvoir. Para ela, “as mulheres sempre foram marginalizadas porque os homens de todas as classes e partidos sempre lhes negaram uma existência autônoma”.

- 1968 – A revolução cultural, desencadeada por estudantes franceses, mas que se espalha para outros países, envolve as chamadas minorias políticas. O movimento feminino adota o lema “O corpo é nosso”. O desenvolvimento da pílula anticoncepcional, no início da década, dá impulso à revolução sexual.

- 1975 – Promovido pela ONU, na Cidade do México, o Ano Internacional da Mulher e a Década da Mulher. É aprovado um plano para eliminar discriminações contra a mulher.

- 1995 – Realizado em Pequin, na China, a 4ª Confreência Mundial da Mulher.

 

NO BRASIL

- 1934 – As mulheres conquistam o direito ao voto.

- 1975 – São criados diversos grupos de discussão sobre a mulher, como os jornais “Nós Mulheres” e “Brasil Mulher”.

- 1978 – Acontece o Congresso da Mulher Metalúrgica. As mulheres intensificam a luta por creches, direitos trabalhistas, salários iguais aos dos homens e pela divisão do trabalho doméstico.

- 1985 – Surge a primeira Delegacia da Mulher em São Paulo.

- 7 de agosto de 2006 – Sancionada a Lei Maria da Penha, para combater a violência contra a mulher. 

Maria da Penha, mãe de três filhas, levou um tiro nas costas enquanto dormia, em maio de 1983. O disparo, efetuado por seu então marido, Marco Antônio Heredia Viveros, colocou-a em uma cadeira de rodas.

Paraplégica, vítima de anos de violência doméstica (física e psicológica), lutou quase duas décadas para ver seu agressor punido – 16 meses em regime fechado. Antes disso, Marco Antonio havia sido condenado em dois julgamentos, mas acabou em liberdade graças a recursos impetrados por sua defesa.

Desenvolvido por
PB Agência Web