Sulina, uma cidade vestida de alemã

11 de outubro de 2019

A Oktoberfest é uma tradicional festa alemã regada à comidas, música e cervejas alemãs, e seu nome significa festival de Outubro, mas que na verdade se comemora em Setembro na Alemanha.

Um fato curioso é que a cerveja só foi a bebida oficial da Oktoberfest 100 anos depois de sua primeira edição, onde tiveram o apoio de produtores locais.

A primeira Oktoberfest foi digna de reis, isso por que a festa surgiu da comemoração do casamento em 1810 do príncipe Ludwig von Bayern com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen, sendo literalmente um evento que parou a cidade, com desfiles da nobreza, corrida de cavalos e muita comida e bebida.

A população gostou tanto da festa que ela passou a ser realizada anualmente, nascendo assim a maior festa popular do mundo.

O nome Oktoberfest se dá ao fato que esse casamento foi realizado em 12 de outubro, passando a se repetir periodicamente em outubro. Com tempo a festa foi se modificando e um fato é que só em 1918 a cerveja se tornou a bebida oficial da Oktoberfest.

A popularização da Oktoberfest no Brasil começou na cidade de Blumenau em Santa Catarina, no qual atualmente é a segunda maior Oktoberfest do mundo, ficando atrás apenas de Munique.

A Oktoberfest Blumenau começou depois de uma enchente do rio que corta a cidade chamado Itajaí-Açu. Essa enchente ocorreu em 1984 causado inúmeros prejuízos a cidade. Para contornar essa situação e levantar verbas para consertos e reparos na cidade criaram a Oktoberfest.

Outras cidades brasileiras estão celebrando a Oktoberfest, como São Paulo, Santa Cruz (RS), Igrejinha (RS), e agora Sulina.

Em Sulina, organizada pela comunidade luterana, a Oktoberfest chega a sua 2ª Edição em 2019, após o grande sucesso da edição de 2018, que contou com grande participação da população.


Fonte: Secretaria de Administração

Desenvolvido por
PB Agência Web