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29 de maio de 2020
Passeio Para Caminhada

 

Nesta semana foi finalizada a pavimentação do passeio de caminhada em parte do trajeto da estrada de Linha Águas Termais.

 

Com a caminhada já sendo uma prática comum entre os sulinenses, a construção de um passeio específico para a mesma já era visto como uma necessidade.

 

Segundo especialistas da área, a caminhada proporciona diversos benefícios:

Pessoas fatigadas vivenciam grande melhoramento quando inserem exercícios leves como a caminhada em sua rotina. Ao contrário dos tiros rápidos e intensos que às vezes podem proporcionar mais cansaço e fome, caminhar é um exercício que lubrifica as juntas e energiza seu corpo inteiro sem estressar ou exaurir.

 

Caminhar aumenta os níveis de serotonina, o hormônio da felicidade, que relaxa o seu corpo. A ajuda na circulação de sangue e linfonodos faz com que o praticante se sinta mais alerta e acordado.

Quem pratica exercício físico tem menos dificuldades em adormecer, acabando por ter um sono mais profundo e reparador. A outra boa notícia é que durante a noite ocorre o pico de produção de GH, hormônio do crescimento, que tem papel fundamental no processo de renovação celular e na construção dos músculos.

 

O exercício físico fortalece o músculo do coração e relaxa os vasos, diminuindo a pressão. Segundo um estudo do Lawrence Berkley National Laboratory, dos Estados Unidos, uma caminhada moderada é tão eficiente quanto uma corrida para o sistema cardiovascular. Por controlar a pressão, a prática também ajuda na prevenção de derrames e infartos.

 

Para aqueles que caminham frequentemente, a possibilidade de apresentar colesterol (ruim - LDL) alto diminui em 4,3 %, sem contar que o hábito estimula a produção do colesterol bom, o HDL.

Auxilia também aqueles com diabetes devido à maior circulação de sangue nos órgãos e ao estímulo de atividades do pâncreas e do fígado, aumentando produção de insulina, substância responsável pela absorção de glicose no corpo. O exercício também reduz os níveis de glicose, ajudando a ação da insulina no corpo.

 

Não se esqueça de hidratar-se antes, depois e durante a caminhada! Se for sair para uma caminhada longa, leve uma garrafinha com você (e não reutilize a garrafa plástica comum); Lembrar-se de passar protetor solar caso a caminhada seja diurna; Faça alongamentos prévios e também ao final da caminhada; Usar roupas largas, confortáveis e com tecidos respiráveis.

 

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