PREFEITURA DE SULINA TEVE CONTA BANCÁRIA INVADIDA POR HACKERS COM PREJUÍZO SUPERIOR A 185 MIL REAIS

01 de julho de 2021

A invasão aconteceu na tarde de segunda feira, 28/06/2021, quando hackers acessaram uma das contas da prefeitura no Banco do Brasil e por meios ilícitos cadastraram uma chave PIX, em seguida usando a chave criada no aplicativo, fizeram três transferências, uma no valor de 80 mil reais, uma de R$ 50.666,77 e a terceira de 50 mil reais, totalizando um valor de R$ 185.666,77 na conta do FPM-Fundo de Participação dos Municípios (conforme extrato bancário).

O golpe foi percebido pela instituição bancária que desconfiou da movimentação e entrou em contato com a prefeitura na tesouraria, onde estava se preparando o pagamento da folha dos funcionários do mês de junho. A tesouraria não estava fazendo nenhuma transferência naquele momento, e quando foi verificar a informação repassada pelo Banco, percebeu que o computador estava bloqueado, e mesmo com as chaves de acesso, não conseguiu fazer qualquer ação ou comando nas contas.

Imediatamente percebendo que se tratava da ação de hackers, a agência bancária acionou um sistema de segurança, mesmo assim, no intervalo de 2 minutos que teve acesso, o hacker conseguiu fazer três transferências através de PIX, a quarta tentativa foi evitada por ação da Agência do Banco do Brasil que fez o bloqueio das contas da Prefeitura Municipal de Sulina.

O Município tomou todas as providências cabíveis, como registro de BO, acionamento da polícia especializada em crimes cibernéticos e a superintendência do banco para que sejam adotadas as medidas necessárias para identificar os autores do golpe. Foi também requerido junto ao Banco do Brasil a devolução de todo o valor transferido, sendo que a instituição Bancária, solicitou o prazo de 15 dias para a devolução do valor do golpe na conta do Município que não terá qualquer prejuízo de valor.

O Município de Sulina, não possui CHAVE PIX cadastrado em nenhuma de suas contas bancárias.

(Secretaria de Administração e Finanças)