Plano Municipal de Educação

19 de maio de 2017

No dia 16 de maio de 2017, reuniram-se na Secretaria de Educação os membros da Comissão Coordenadora e Avaliadora do Plano Municipal de Educação, juntamente com o Secretário de Educação, Cultura e Esportes Gilberto Rossi, para o estudo e monitoramento do Plano Municipal com vigência 2015/2025.

Os Planos de Educação são documentos, com força de lei, que estabelecem metas para que a garantia do direito à educação de qualidade avance em um município, estado ou país, no período de dez anos. Abordam o conjunto do atendimento educacional existente em um território, envolvendo redes municipais, estaduais, federais e as instituições privadas que atuam em diferentes níveis e modalidades da educação: das creches às universidades. Trata-se, pois, do principal instrumento da política pública educacional.

Sendo assim, os Planos de Educação são, também, um importante instrumento contra a descontinuidade das políticas, pois orientam a gestão educacional e referenciam o controle social e a participação cidadã.